Então você construiu seu novo e-commerce na melhor plataforma que o dinheiro poderia comprar e apostou alto nas vendas? 

E todo o trabalho e dinheiro investidos acabou resultando em frustração, pois as vendas não aconteceram?

Essa é uma realidade comum entre os empresários que resolvem investir em e-commerce. O simples fato de ter uma loja online não quer dizer que ela vai vender.

O grande problema é que o fato de estar online não significa que você terá vendas. E é aí que entra a Gestão de Tráfego.

O mercado online brasileiro

O Brasil é o quarto país no mundo com maior tráfego online, segundo estudo 2020 State of Digital Report, provido pelo site de monitoramento SimilarWeb. 

Em comparação com os EUA, o primeiro da lista, o Brasil ainda tem muito espaço para crescer e, com esse crescimento, todos os negócios onlines também têm grandes oportunidades.

O Brasil lidera o maior crescimento de compras online de produtos domésticos, exceto alimentação, cujo resultado saltou de 11%, em março, para 31% em julho de 2020 e a expectativa é que esse consumo online aumente 53% em até 6 meses, ou seja, 2021 será um ano importante para o e-commerce no Brasil.

O comércio eletrônico, como um todo, teve o maior faturamento da história no primeiro semestre de 2020, chegando a R$ 38,8 bilhões – um aumento de 47% em relação ao mesmo período de 2019.

O número total de pedidos, o ticket médio e a quantidade de pessoas que passaram a realizar compras online também cresceu.

Com todos esses números, porque seu site não vende?

Tráfego Pago

Tráfego pago se resume no conjunto de ações, ferramentas e inteligência para veicular anúncios na internet com um objetivo, que pode ser divulgação da marca, alcance, vendas, conversão de leads entre outros.

O tráfego, sozinho, não faz milagres. Geralmente ele está inserido em um plano de marketing digital com diversas outras ações, mas podemos considerar que a o tráfego é parte importante do processo de vendas de e-commerces.

Voltemos ao começo desse texto, quando perguntei sobre o seu novo e-commerce. Se você está lendo esse texto é porque ele não vendeu como você estava esperando, não é mesmo?

E como você acha que isso pode ser revertido? Imagine que seu site seja uma vitrine de um shopping center. 

Os shoppings estão sempre criando ações para levar público para o seu interior. Promovem exposições, reúnem um bom mix de restaurantes, cinemas e outras formas de entretenimento. 

Tudo isso para atrair pessoas que, quanto mais tempo permanecerem no interior, maior é a probabilidade de comprar nas lojas.

É isso que o tráfego pago faz!

Através de um atrativo (os anúncios), levamos pessoas com interesses selecionados para o seu site, para que naveguem pelo seu conteúdo e produtos e, quanto mais tempo interagirem com suas páginas, maior a chance de comprarem.

Atração

A atração é a etapa inicial. É onde vamos procurar pessoas que tenham algum tipo de interesse com sua marca ou produto e levá-los até o seu site.

Os anúncios, nesta etapa, são voltados a chamar a atenção dos usuários, com informações de impacto, tanto visual quanto comercial.

Conversão

Nesta etapa buscamos fazer com que o usuário realize alguma conversão, já que conseguimos atraí-lo para nosso site, precisamos que ele faça alguma coisa.

Devemos, nesta etapa, rastrear as ações dos usuários e entender o que estão fazendo para que seja possível compreender se o público está certo ou não e se estão se comportando como esperado.

Com essas informações fazemos otimizações nos anúncios e na estratégia como um todo.

Remarketing

É o famoso anúncio que persegue. 

Com esses anúncios, conseguimos realmente perseguir o usuário pela internet, fazendo com que ele tenha contato com sua marca ou produto mesmo depois de ter abandonado seu site, principalmente se não realizou nenhuma conversão ou compra.

Onde anunciar?

Os canais mais utilizados para anunciar são Google Ads e Facebook Ads.

O Google Ads é um canal importante se pensarmos que as pessoas que fazem buscas estão procurando por algo. É um canal de intenção, ou seja, o usuário tem a intenção de pesquisar sobre algo.

Um bom anúncio e bem posicionado faz toda a diferença para o usuário na hora de escolher qual link clicar.

Já o Facebook Ads, incluindo anúncios de Facebook e Instagram, pode ser considerado um canal de atenção. Temos que “brigar” para ter a atenção dos usuário e fazer com que os usuários cliquem no anúncio. 

Não podemos esquecer também do LinkedIn Ads. Sendo uma rede social exclusivamente para negócios, pode ser a melhor opção para negócios B2B encontrarem seus clientes ideais ou ainda as pessoas e profissionais decisores no processo de compra.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre Gestão de Tráfego? Deixe seu comentário!

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