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INBOUND MARKETING

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma estratégia de atração de clientes, Marketing de Atração. É um conjunto de ações que buscam despertar o interesse das pessoas para atraí-las para comprar seu produto ou serviço.

No marketing tradicional, se usavam técnicas para ir atrás dos clientes. Essas ações muitas vezes resultavam em vendas que deixavam os clientes insatisfeitos, pois não tinham conhecimento detalhado sobre o produto ou serviço.

No Inbound Marketing isso não acontece, pois a base do Inbound Marketing é a geração de contéudo que informa e educa os potenciais clientes até estarem prontos para o momento da compra. No Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário!

Como usá-lo para aumentar suas vendas?

Basicamente, o Inbound Marketing se resume na produção de conteúdo informativo e educativo sobre seu produto ou serviço. Com isso, os potenciais clientes são direcionados para a venda através de um caminho de aprendizado até que tenham certeza de que a compra do produto ou serviço da empresa é o que eles precisam.

Por isso é importante que o conteúdo produzido promova a empresa como autoridade no segmento que atua, para que não haja dúvidas nos clientes sobre a qualidade do que vai comprar.

Baseado no funil de vendas, as ações da estretágia de Inbound Marketing levam o cliente a percorrer etapas de aprendizado até estar preparado para a compra.

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

1. ATRAIR

Para que se venda é necessário que se tenha para quem vender. Um site sem visitas não se torna conhecido e não vende. Nessa etapa, investe-se na construção de algo de que desperte a atenção e atraia potenciais clientes para seu negócio. Isso é feito através de:

  • Blog
  • SEO
  • Links Patrocinados (anúncios)
  • Redes Sociais

2. CONVERTER

Uma vez atraídos, é preciso fazer com que os visitantes se tornem leads. Isso é feito quando o usuário informa seus dados como nome e email. Chamamos isso de conversão. Quando o usuário deixa seus dados em troca de algum conteúdo de valor. Essa conversão pode ser feita através de:

  • Criação de Ofertas:
    • E-Books
    • Webinars
    • Promoções
    • Demonstrações de software
  • Landing Pages
  • Infográficos
  • Templates
  • Pesquisas e Estudos

3. RELACIONAR

Nem todos os leads que chegam estão prontos para comprar seu produto ou serviço. Para se ter uma ideia, em média apenas 3% dos leads estão dispostos a comprar naquele momento, ou seja, é preciso educar os demais leads para que possam reconhecer o problema e considerar sua solução para que se possa oferecer o produto ou serviço. Esse relacionamento é feito através de:

  • Email Marketing
  • Automação de marketing
  • Nutrição de Leads

4. VENDER

O resultado de todo o trabalho de geração e nutrição de leads é produzir demanda e gerar oportunidades de negócios. Pode ser uma venda dentro do próprio site ou através do contato de um vendedor. Para saber se o Lead está no momento da venda, são utilizadas técnicas e ferramentas para identificar essa fase, como:

  • Lead Scorring
  • CRM

5. ANALISAR

Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing em relação ao marketing tradicional é a possibilidade de medir sua efetividade. Através de métricas, é possível medir os resultados e comprovar o investimento com base na monitoração de todas as interações dos Leads com suas ações. Com isso é possível fazer otimizações para sempre melhorar o processo e aumentar as taxas de geração de leads, conersão e vendas. Esse acompanhamento é feito com o uso de ferramentas específicas como:

  • Google Analytics
  • RD Station Marketing

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