Categoria: Inbound Marketing

Por que o Inbound Marketing é importante para seu negócio?

Mesmo com o avanço do inbound marketing no Brasil nos últimos anos, muitas empresas ainda não conhecem a fundo tudo como ele funciona.

Às vezes você encontra inbound marketing disfarçado de gestão de tráfego, por exemplo.

Então, o que podemos considerar de fato Inbound Marketing e porque ele é importante para o seu negócio?

O Inbound Marketing pode ser simplificado como Marketing de Atração. No marketing tradicional temos que estar sempre atrás de nossos clientes, buscando impactar sua atenção com estratégias interruptivas, praticamente forçando as pessoas a verem ou interagirem com suas ações, mesmo que elas não tivessem nenhum interesse.

No Inbound Marketing isso não acontece, uma vez que tudo é feito para atrair pessoas, potenciais clientes, de acordo com o seu interesse.

Nesse sentido, uma pessoa que tenha contato com suas ações começa a interagir com a sua empresa, pois você oferece algo do interesse dela e isso gera valor. No final essa pessoa acaba abrindo um espaço para você entrar no mundo dela.

Consegue visualizar o poder disso? Mas calma, estamos apenas começando.

Não basta entrar no espaço de atenção das pessoas. É preciso alimentar esse relacionamento e gerar cada vez mais valor. Só assim essa pessoa se sentirá confortável para comprar de você.

O inbound marketing, como metodologia, obedece uma sequência de etapas para que essa dinâmica descrita anteriormente possa funcionar.

Tudo se baseia num funil. Esse funil tem uma boca mais larga e uma mais fechada. A mais larga serve para coletar novos leads, ou pessoas que demonstram interesse no seu produto/serviço. A boca menor é quando essa pessoa realiza uma compra.

Pensando nisso, o inbound precisa fazer com que as pessoas desçam do topo do funil para o fundo do funil. E como fazer isso?

Etapas do Funil do Inbound Marketing?

O Inbound Marketing tem algumas etapas que precisam ser cumpridas para que o usuário que tem contato com sua marca ou produto no topo do funil possa chegar até a base desse funil, momento em que ele realiza uma compra.

As etapas do funil do Inbound Marketing são

Atração

Atrair pessoas para o universo da sua empresa. Conteúdos de interesse mais abrangente.

Conversão

Fazer com que a pessoa que toma conhecimento da sua empresa abra um canal de comunicação, geralmente com email.

Relacionar

Gerar valor para essas pessoas, com conteúdos mais elaborados e que ajudem a resolver um problema real.

Vender

Apresentar a solução ideal (seu produto/serviço) que efetivamente resolverá o problema da pessoa.

Essas etapas executadas de forma independente não fazem muito sentido pois, apesar de impactar pessoas, sozinhas essas etapas não fazem as pessoas percorrerem o funil. Por isso a estratégia de inbound deve ser alinhada para que tenha bons resultados.